Ações culturais em tempos de pandemia

Ações culturais em tempos de pandemia

Ações Que Fazem a Diferença

Ana Ferrareze –  25 de Junho de 2020

Novas formas de recrear a Turma Que Faz

Como diz nossa maestra, Doroty Marques, já que não dá pra se arreuni pessoalmente, nossa omunicação continua pelo virtual, pelo telefone e pela rádio.

Tem muitas ações potentes brotando na nossa Turma, mesmo em tempos de pandemia. Estamos planejando e produzindo conteúdo em diferentes frentes: vídeo, áudio, rádio, zoom, redes sociais. Que desafio!

Gostamos da experiência de reinventar formas de criar. Nossa criatividade está em alta. A união como equipe se intensificou. Conheça as diferentes frentes nas quais estão trabalhando:

SITE

Você viu que nosso site está novinho em folha? 

Ele foi reformulado e atualizado. Novas fotos, vídeos, textos. Uma navegação clara e poética pelo universo do projeto, de fácil acesso a todos os públicos.

Notícias atualizadas sobre nossa Turma, as atividades do projeto, nossos multiplicadores, parceiros e patrocinadores.

RÁDIO

A Rádio São Jorge 87.9 FM tem o objetivo de ser uma rádio educativa, informativa e cultural, à serviço da comunidade da Vila de São Jorge. Nossa Turma Que Faz tem papel importante na reativação da rádio, que aconteceu por meio do projeto, patrocinado pelo Itaú Social, neste ano de 2020.

De segunda a sexta, das 10h às 11h, nós temos um encontro marcado. O Programa Turma Que Faz traz informação e cultura, com quadros sobre ritmos, músicas, histórias, estórias e a nossa rádio-novela “O Vaqueiro e o Bicho Frôxo”, inspirada em uma de nossas operetas populares.

É por meio da rádio, também, que conseguimos manter nossas atividades e o contato com os aprendizes, que estão em casa por conta da pandemia. A partir da próxima semana, os 180 participantes do projeto vão acompanhar o programa, que fará parte de uma série de ações que preparamos para manter todos ativos, mesmo em época de isolamento social.

Um canal de comunicação entre os moradores locais e todo o Brasil – porque você também pode nos acompanhar online – com as crianças e jovens do projeto Turma Que Faz e nossa maestra Doroty Marques como mediadores de boas prosas.

DÁ PRA OUVIR ONLINE DE QUALQUER LUGAR: https://radiosaojorge2.radiostream321.com/

AULAS EAD (ENSINO À DISTÂNCIA)

Há um mês, estamos empenhados na gravação de mais uma ação da Turma Que Faz: nosso sistema EaD (Ensino à Distância).

As aulas são voltadas aos participantes do projeto, já que não podemos retomar as atividades presenciais por conta do isolamento social. Mas aí pensamos: por que não abrir para o mundo inteiro as riquezas da nossa Turma?

Então, em breve, lançaremos uma nova plataforma onde todos poderão aprender e se divertir com a gente. O conteúdo é bem didático, transmitido por nossos multiplicadores e pela maestra Doroty Marques.

Traz as belezas do nosso Cerrado e os ritmos da cultura popular. Música, dança, percussão, contação de histórias, atividades educativas e brincadeiras populares.

Se você sempre quis participar da Turma, mas não mora na Chapada, ou se já fez parte dela e morre de saudade… Logo vamos nos arreuni novamente. No virtual!

BORNAL D’ARTE

Começamos a entrega do Bornal d’Arte aos 180 participantes do projeto Turma Que Faz, em Alto Paraíso de Goiás e na Vila de São Jorge.

O Bornal d’Arte é a matrícula da criança e do adolescente na Turma. Ele vem com materiais de arte, como tintas e pincéis; jogos, como biloca; itens de segurança em tempos de pandemia, como álcool gel e máscara; gibis e um caderno.

A cada mês, vamos repor os materiais, sempre com propostas diferentes, de acordo com nosso plano de atividades.

No caderno, as crianças e adolescentes registram tudo o que aprendem e respondem aos desafios. Assim, conseguimos acompanhar o desenvolvimento de cada participante. O conteúdo é transmitido por meio do Programa da Turma, na rádio, do nosso site, com as aulas Ead, e das redes sociais.

Sabe o que é muito legal? O Bornal é de pano, pronto para receber as inspirações artísticas dos participantes. Incluímos tinta de tecido e eles já estão começando a pintar e personalizar seus bornais. Logo poderemos ver!

Também queremos saber de você: como está a criatividade em tempos de isolamento social?

 
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Encontro de Culturas Tradicionais

Viva uma experiência ancestral e cultural na Chapada dos Veadeiros

Saiba Mais

Aldeia Multiétnica

Imersão com várias etnias indígenas na Chapada dos Veadeiros.

Saiba Mais


Facebook


Instagram


Whatsapp

Faq | Política de Privacidade | Termos e Condições

© MTX WEB & ART 2020

Deixe uma resposta