Jovens multiplicadores de arte e cultura na Chapada dos Veadeiros

Jovens multiplicadores de arte e cultura na Chapada dos Veadeiros

Multiplicadores de sonhos e realizações

Liane Preuss –  17 de Abril de 2020

Multiplicando aprendizados artísticos e ambientais 

Uma das maiores forças do Projeto Turma Que Faz é a formação de nossos Multiplicadores. Mas quem são esses personagens?

São crianças e adolescentes que, ao frequentarem as atividades do projeto, e após passarem pelos diferentes saberes, se identificam com uma arte e passam a aprender este ofício, inicialmente como monitores. Conforme se aprimoram na área, e com a supervisão da equipe, passam a atuar como multiplicadores.

Nossos multiplicadores são moradores da Vila de São Jorge, que ao vivenciarem o processo de sensibilização do projeto, se identificam com o ensino e o compartilhar de saberes. Esse é um dos encantamentos da Turma Que Faz: diferentes gerações de nossa comunidade se arreunindo e fazendo ARTE. Hoje, nossos multiplicadores levam seus filhos para as atividades e continuam essa história.

Diferente do modelo tradicional de ensino, no qual o professor domina o conteúdo e o professa, na Turma os saberes são compartilhados, sendo o multiplicador um mediador na descoberta e na expressão artística de cada criança.

Na Turma, a gente experimenta, brinca, dança, corre, pinta, pula, toca tambor e… Aprende. Aprende, porque vive no corpo, na emoção, e depois transforma isso em conceito. E esse conceito não precisa ser expresso somente na palavra, mas em nossos corpos, na arte, na brincadeira.

São essas descobertas a matéria-prima de nossos espetáculos. Aqui, entram em cena nossos Multiplicadores: são ¨abridores de mundo e de sonhos¨, que acompanham nossas crianças e adolescentes a criar novas formas. São também referências para nossas crianças ao compartilhar um mundo em comum. Eles são vizinhos, primos, amigos, que movimentam a vida da comunidade com arte e alegria.

Não são uma autoridade, mas referências de cuidado, amor e amizade. Eles nos acompanham nesse processo de aprendizagem e descoberta de nossa Arte do bem viver.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Encontro de Culturas Tradicionais

Viva uma experiência ancestral e cultural na Chapada dos Veadeiros

Saiba Mais

Aldeia Multiétnica

Imersão com várias etnias indígenas na Chapada dos Veadeiros.

Saiba Mais


Facebook


Instagram


Whatsapp

Faq | Política de Privacidade | Termos e Condições

© MTX WEB & ART 2020

Deixe uma resposta